domingo, novembro 27, 2005

Ser, estar. Ter, Haver

Se não fosse não seria. Mas como é não posso deixar que seja. Já que não fui além do que deveria, tenho que tentar ser o que não poderia, porque ser o que se é, é viver eternamente acomodado. Vou ousar para saber que ser é mais do que estar e ter, mais do que ser. Porque nos dias em que estamos, não temos o que queremos, mas somos o que temos.

E se não somos aquilo que querermos, sejamos aquilo que sonhamos. Porque sonhar só é bom acordado, porque ninguém vive dormindo. Mas que seja! Não sou apenas aquilo que como, mas, em especial, o que dejeto. E o oposto disso é deixar de pensar, porque só existe quem pensa e quem pensa, dejeta no mundo sua alma e seu lamento. Então sejamos o dejeto e o lamento, mas sejamos.

E se ainda não somos aquilo que pretenderam, sejamos aquilo que queremos. Mesmo que querer seja mais difícil que realizar. Porque quem quer, acaba só querendo. Ou então, deixa passar o querer, mas também não dorme com prazer. Então queira, queira e sonhe. Seja e deseje.

E se você, covarde, não sabe aceitar o seu desejo, lamente. Porque lutar contra si é brigar com um Deus impiedoso e cruel. Só se vence uma guerra lutando com o conhecido. E não mude o desejo nem faça de si um troféu, num lampejo. Mas seja como for, não deixe de ser aquilo que você pensou que não seria. Porque ser só é fácil quando se tem paz em si para viver consigo aquilo que se é.

E são as suas idéias que determinam aquilo que você tem. Porque na filosofia você tem o que quer. E o que não quer. Então só queira aquilo que você não pode ter. E seja marginal de si, roubando sua tristeza e a alegria dos outros. Porque é sendo egoísta que se ganha esse jogo.

Ser, estar. Ter e haver. Se há entre eles, uma relação, não me complique. Porque eu sou aquilo que eu quero, com um pouco do que não quero. Mas estou querendo ser aquilo que não sou, para ter o que não tenho. E se não há relação entre as idéias, é porque você também não sabe o que quer, o que é, o que tem, onde está e eu não sei onde encaixar o haver, mas você há de saber...