quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Os alpinistas estão chegando

Os alpinistas estão chegando, estão chegando os alpinistas. Eles vêm cheios de boa vontade, são os verdadeiros portadores da benevolência, arautos de todas as boas novas. As mazelas do seu bairro irão acabar, sim! Eles darão um jeito, pois têm a solução de todos os problemas. Saneamento? Isso é básico. Asfalto? Escola? Posto de saúde? Sua cidade vai figurar entre as melhores do mundo no relatório anual da ONU. Melhor IDh de todos os tempos. A mudança tão esperada se dará num toque de mágica.

Eles vêm com seus sorrisos escancarados. Vão beijar as criancinhas, apertar a mão dos velhos, vão abraçar os trabalhadores suados, tudo com fervor e verdade fingidos. Cada detalhe minuciosamente traçado, o teatro mais que perfeito. No palanque, a oratória banhada em clichês deve soar como a verdade em pessoa. Gestos, gritos, punhos cerrados ao ar, caras e bocas a serviço do convencimento. Bandeirolas, faixas, cartazes, cantores famosos, e completa-se o show.

Qual a sua parte nessa história? É mínima. Tudo o que você precisa fazer é lhes dar o seu voto. Só isso. Tudo bem que é uma troca injusta, pois você dá sua parte antes de receber a deles. Mas, julgando pelo peso das promessas, vale a pena arriscar por 4 anos. Afinal, esse tempo voa, e no caso de dar errado, espera-se.

É assim... as atraentes promessas, puramente ilusórias, a favor de interesses próprios, de auto-promoção à custa das dores alheias, das misérias advindas do caos social, essa máquina sedenta de fabricar políticos. Sapateando na miséria os alpinistas vêm subindo na pirâmide do poder, e você que patrocina continua em baixo, lá no início da escada, da montanha. Eles usam suas costas para subir e começar a escalada. O povo pobre e oprimido fica ao Deus dará! Os alpinistas nada dão, nada fazem, tudo querem, e só você, ou nós, os eleitores, apenas nós, com nossa poderosa arma, é quem temos o poder de autorizar ou não a escalada. Cortemos a corda desses políticos carreiristas. As CPI´s existem, se não para punir, mas pelo menos para expor à mídia a cara dos sacanas que legislam em proveito próprio. Vamos dar apoio àqueles cujas propostas sejam sérias e coerentes, àqueles que no mínimo tenham um histórico confiável. A hora dessa mudança, desse amadurecimento político já passou, mas nunca é tarde para ser sentida e executada. Nos afastemos, pois, dessas pessoas de temperamento sórdido.