sábado, abril 08, 2006

Futebol é arte ou maquiagem?

Nesta semana eu estava na minha costumeira busca por assuntos interessantes para transformar em matéria-prima para o meu trabalho. E consegui um interessantíssimo, aparentemente bobo, mas que rendeu uma pauta e um post. Descobri que o número de vendas de aparelhos de aparelhos de Tv, inclusive os de plasma e de infindáveis polegadas, e telões dobrou. Adivinhem o motivo? Quem falou que é por causa da Copa do Mundo, acertou.

E o futebol já começa a tomar nossas vidas. Eu não entendo nada de futebol, digo que sou torcedora do “Baêa”, mas não chego a tanto. Falo sobre o Fluminense (de Feira) por ossos do ofício. Não posso mesmo dizer que seja apaixonada por futebol, mas também não posso negar que me envolvo (e muito!) quando a Copa começa.

Aí eu paro e penso que diabos de feitiço que tem este tal de futebol? Seria ele uma forma de Arte? Bem, eu acho que sim. Parar para assistir a uma partida disputada por habilidosos jogadores não é tão mágico quanto ouvir Chico ou ver Almodovar. Mas não deixa de provocar prazer. Temos uma apaixonada nação que prova isto. E como toda manifestação artística mal utilizada, o futebol também pode ser muito prejudicial. A História do Brasil que o diga, a História do Futebol também. É muito difícil imaginar uma sem a influência da outra.

O povo brasileiro foi “socorrido” das suas desilusões políticas por cinco grandiosas apresentações que assistiram em um belo circo com lona Verde e Amarela. Bem, nem todos... Vamos pegar só um exemplo, em 1970 quando muitos brasileiros foram comemorar o tricampeonato mundial nas ruas, outros tantos estavam nas masmorras da ditadura militar, pós AI-5, sendo violentados.

Os gritos de uns abafavam os de outros. E, completando a festa, as bandeiras verde-amarelas tremulavam no ar, em combinação perfeita com as camisas, de mesma cor, revestindo os orgulhosos peitos dos brasileiros, os habitantes da “melhor nação do mundo”, os conterrâneos de Deus.

Não quero especular, mas este ano de Copa, também é de eleição, também é de uma enxurrada de novos sabores de pizza criados em cozinhas mais que especializadas de Brasília. Não quero especular, mas esta copa me parece que vai encobrir um monte de porcaria. Mesmo pq o Brasil é o favorito ao Hexa. Ou você acha que tanta gente vai investir pesado na troca de televisores à toa?

6 comentários:

Leonardo Caldas disse...

interessante uma coisa que você citou, lélia. os próprios torturados contam que, durante aquela copa, durante os jogos era como se por 90 minutos todos esquecessem direcionamentos ideológicos e assistiam e torciam juntos (!?) às partidas.

que diabo de força é essa que o futebol tem nas pessoas? de minha parte, acho que sou imune... não gosto, e nem copa do mundo me interessa... apesar de ser um dos "amigos ouvintes" do vitória.

mas quer saber? vou sair e dar uma olhadinha nos preços das tvs, por via das dúvidas! :)

Anônimo disse...

Lélia, que texto antropológico é esse? É dos seus que mais gostei. Aliás, adorei. O futebol é tudo que você disse e também inspiração para quem escreve, que o diga Chico Buarque. Como diria Nelson Rodrigues "o futebol nos deixa babando, sentados na calçada, vendo a vida boba passar." Parabéns!!!!!!!!!

Beijos, Duda Lins

Diógenes Pacheco disse...

É. Eu acho que há espaço para tudo.
(Inclusive, vai ter que ter para a propaganda eleitoral gratuita. E esse ano de menor qualidade de produção, por conta da situação difícil criada para o caixa 2...)
:)

[]´s

Marina disse...

Eu sei que tem muita coisa ruim envolvida no futebol...

Mas eu gosto de futebol. :)

mg6es disse...

Quando eu conseguia me indignar, o horário político me tirava do sério. O fato é que minha tv é do Tetra, tá pedindo outra...

[]´s

Vinicius disse...

Eu sempre disse que deve haver alguma relação entre ano de copa do mundo e ano de eleições para presidente.

Não sei, mas me parece que é uma maneira de distrair o povo, só não consigo avaliar o motivo.

Mas que compramos uma TV nova lá em casa ontem...