domingo, agosto 14, 2005

A poesia e eu

Odeio poesia. Não tenho saco para ler nenhuma. Nunca consigo gravar uma para recitar depois. Bloqueio total e absoluto. Pode ser feio realizar tal afirmação, mas é a mais pura verdade. Mas vamos aos fatos...

A poesia que eu não gosto é aquele com conceito clássico. Uma frase depois da outra, com rimas A-B-B-A-ETC, com frases curtas e que fale de qualquer coisa. Até gosto de algumas do Gregório de Matos, mais pela baixaria que por qualquer coisa. Aquela “putinhas franciscanas” era a mais divertida da escola (quando dizer putinha era proibido).

Salvo também da minha crítica alguma coisa do romantismo, algumas parnasianas e assim vou salvando.

A poesia que gosto é aquela misturada nos textos, nas músicas. Porque são livres. Não gosto de regras, porque o amor não depende de regras para existir. Ele existe e ponto final. Assim como as críticas e qualquer forma de expressão.

Houve um tempo em que eu era metido a ser poeta. Escrevia e colava, anonimamente, no mural da empresa em que trabalhava naquela época. Certa feita vi dois senhores parlamentando (parlamentando!) acerca da minha obra. Um deles, advogado, defendia com entusiasmos a minha poesia, dizendo que havia sentimento e que era algo bonito. Já o outro formado em letras, dizia que meu texto não tinha métrica e não respeitava nenhuma convenção da língua para ser considerado uma poesia. Ele disse que era apenas um texto rimado.

Como eram dois senhores que eu conhecia e gostava, me identifiquei como autor do tal texto rimado. O rabugento disse que o texto era bom, mas que daquele jeito não era nada, tinha que ter métrica e rima. Eu disse que não acreditava que o sentimento se media para ser escrito, apenas escrevia. E ele me lançou um desafio: escrever um texto com métrica.

Como eu sou chato e adoro desafios, disse que faria em 15 minutos o que ele quisesse. O corno rabugento disse que eu escrevesse, em 15 minutos, um soneto. Um soneto? Eu nem lembrava mais que porra era soneto, mas aceitei o desafio.

Fui ao Cadê! (naquela época não havia google), e pesquisei sobre a forma do soneto e li alguns do Camões (era melhor começar com o mestre). Quando eu tinha menos de 8 minutos para escrever o tal soneto, saiu isso da minha cabeça:

Soneto de Desmetrificação

Preso à métrica, fico fero.
Dentro dela: escrevo a contragosto.
Quando amo, digo que te quero.
Marginal sou, mas sem desgosto.

Em versos, meço traço reto,
E vejo armado nobres sentimentos.
Seja o amor ausência de pensamentos,
Como podes tu pensar dizer correto:

Às regras não me prendo.
Não condeno os poetas que falam por medidas
Mas, aos certos, eu me rendo
E o que eu disse já não presta
E agora já são frases descabidas.

Terminado o tal soneto, com uns 2 minutos de atraso, sai para mostrar primeiro para o advogado se era de fato um soneto o que eu tinha escrito. Ele disse que sim e ainda disse que era muito bom (para meu ego explodir).

Fui lá todo serelepe mostrar para o professor de português da empresa e a porra do velho corno e rabugento (cada vez que falo dele aumento os adjetivos) disse: é, a forma é de soneto, mas ainda falta fechar com chave de ouro, porque os bons sonetos são fechados com categoria e você entrou em contradição ao dizer que não gosta de métrica mas defende os poetas que assim escrevem.

Bom, eu poderia ter dito que chave de ouro de c* é r***, mas achei melhor sorrir amarelo e aceitar que, pelo menos, de texto rimado eu escrevi um texto que tinha forma de soneto.

Odeio poesia.

7 comentários:

Anônimo disse...

HAHAHAHAHAHA... Vinícius, só você pra deixar a minha noite mais leve. Se bem que meu domingo foi deliciosamente agraciado pela presença da minha amada sobrinha.

Quanto à poesia... gosto, mas tb não sou boa pra registrar e declamar depois. Às vezes, transformo uns devaneios em palavras...certamente seu colega formado em letras, jamais poderá ter acesso a elas.

Bom... o ódio não deixa de ser poético... e me fez gostar muito do seu texto!

Beijo grande!!!

Leonardo Caldas disse...

lembro bem dessa história! na verdade, lembro duma carona que me deu, bem ali nas 7 portas, e de você, com toda a pompa que a ocasião exigia, me recitando o soneto! :)
adoro poesia...
e ainda assim, gosto do que você escreve... é contradição? :)

mg6es disse...

Amo poesia... e daria tudo por um Gregório hoje, com essa igreja política que temos, ou, tem-se aí, prato cheio seria. E bons mesmo são criticos que o fazem com o manual debaixo do braço. Amo poesia, mas bem antes, amo a liberdade, a de "rimar romã com travesseiro..."

[]´s

Vinicius disse...

Na verdade useio o ódio como referência antagonica à minha devoção.

E só o renato consegue rimar romã com travesseiro...

mg6es disse...

Claro, gênio é gênio, usei-o como referência à liberdade poética, Renato podia tudo. []´s

Anônimo disse...

Excellent, love it! Southern counties minor hockey Request for cash wedding invitations Patanol cost Free recovery disk download for hp pavillion 4000 lesbian rub pussies daleville lawyer meridia Vacation packages in los cabos and riu Anal dildo insertion Lamictal and benedryl Royal hawaiian dress Business cards bakery http://www.covers-seat.info/Seat_covers_with_adjustable_head_rest.html Sample financial advisor resumes hold em finder

Anônimo disse...

Very cool design! Useful information. Go on! Vitamin a metabolism 84 mazda 626 technical manual Automobile+insurance+rate+quotes Smooth forklift tires liposuction cost fioricet answering services Lithium zyprexa wellbutrin saunas International flight cheap airline fares inverell