sábado, agosto 20, 2005

Quem quer ganhar lambidas precisa assumir o risco de ser mordido.


“Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor”

Já dizia Fernando Pessoa em seu poema Mar Português. E pra passar além da dor, é preciso coragem.

Coragem não é ausência de medo, é resistência ao medo. Não lembro quem disse isso, mas há anos venho repetindo isso a mim e aos meus amigos.

Coragem é fundamental. Arriscar-se é preciso.

Dia desses estava a conversar com um amigo. Um amigo especial, desses que a gente encontra uma única vez na vida. Estou falando de você mesmo, Múcio. Mas não se preocupe que não vou escrever sobre você. Isso foi só uma declaração pública de carinho e amizade. E é preciso coragem para fazer isso. Esse texto é sobre medo e coragem. Pois bem, ao conversar com Múcio num belo dia de sol, sonhos e delírios, falei:

- Quem não tem cão... (adoro parênteses e reticências...)

- Não se arrisca a ser mordido, responde ele.

Daí eu me vi criando a seguinte máxima: “Quem quer ganhar lambidas precisa assumir o risco de ser mordido”. Passei a usá-la no messenger. Todos os meus amigos riram. Ainda bem, é preciso coragem para rir. Rir de si mesmo e consigo mesmo.

É preciso coragem para rir e chorar. E para assumir o riso e o choro. É preciso coragem para nascer, crescer e viver. Pode parecer verso pobre de música barata mas é a essência daquilo em que acredito. É a essência do que vivo. Em um mundo onde a vida do ser humano tornou-se tão banal que agora é moeda de troca, só com muita coragem mesmo.

Coragem mesmo para acordar todos os dias e levantar da cama, apesar dos problemas que certamente aparecerão.

Coragem para trabalhar duro, ganhar pouco e viver com a incerteza certa do amanhã.

Coragem para ligar a TV ou abrir um jornal ou revista. É preciso coragem para ver/ouvir todas essas notícias que aí estão atravancando nossos caminhos. É preciso coragem para não aceitar isso tudo como normal e não cruzar os braços diante de tanta imundície. É preciso mais coragem ainda pra aceitar o fim de um sonho. Mas é preciso também acreditar que o fim de um sonho pode ser o início de outro.

É preciso coragem para atravessar uma passarela quando todos os seus músculos tremem de pânico.

Precisa-se de coragem para amar e se deixar ser amado depois da primeira desilusão. Até mesmo um coração esfarrapado pode amar de novo. Mas é preciso coragem para dar a cara à tapa.

É preciso coragem pra dizer adeus às pessoas que amamos, sobretudo quando esse adeus é para sempre.

Precisa-se de coragem para aprender a olhar para trás e não lamentar os erros cometidos. Coragem para ver o passado e aprender com nossos erros, maiores ou menores. É preciso coragem para aceitar que o tempo passa e não há anda que possamos fazer para impedir isso.

É preciso coragem para não se arrepender.

Precisa-se coragem para encarar os anos futuros. E para aceitar também os erros futuros. Eles são inevitáveis.

É preciso coragem para aparecer aqui todos os sábados e despejar minhas palavras na rede, onde tantos navegam. Mas também é preciso muita coragem para lê-las. Parabéns a quem aqui chegou.

4 comentários:

Leonardo Caldas disse...

ora... está explicado o nick, portanto! :)
adorei o texto, menina corajosa...
(quanto às reticências... nem precisa comentar que estão em mim até a alma, não?)

Anônimo disse...

Coragem...

...pra desencorajar e novamente recomeçar!

Texto bom esse, menina!

Beijo!

Vinicius disse...

Poxa...

acho que eu sou o cara mais corajoso e covarde ao mesmo tempo. pq apesar de todos os medos eu sigo, todos os dias, minha vida mais ou menos...

adorei sua filosofia de vida e vou dar mais minha cara a tapa!

mg6es disse...

Hummm... que bom, Ercília, ser parte integrante desse instigante dilema, o de encarar fatos, olfatos e deliotos e delírios, desse sacro ofício que é viver... vivas às caras e às tapas!

bjosss
Belo!