quarta-feira, setembro 07, 2005

Eu era cego e não sabia

A ESTRELA DA HORA

Outubro/2002

Venceu Luis Inácio Lula da Silva, venceu o respeito, a educação, a sensatez. Venceu o povo ao mostrar seu poder, venceu a Democracia ao deixar de ser retórica. E agora tudo mudou, e mudou para melhor. O mundo nos olha e vê um exemplo claro de que o impossível cai de joelhos diante da perseverança. Luis Inácio, Luis Inicio de um novo tempo, Luis ensinou como se faz política, e vai ensinar como se muda a história de um povo. É a vida e suas ironias, onde o dito “analfabeto” dá lições aos ditos “intelectuais”.

Essa lição deve ser copiada pela oligarquia burra e ultrapassada, que insistiu até o último momento em fazer política nos antigos moldes do “coronelato interiorano”. Terrorismo meramente eleitoreiro, golpes baixos, baixo nível e táticas arcaicas ressurgiram, mas não tiveram muito fôlego na campanha e serviram apenas para nos mostrar a sua inoperância, pelo menos isso. Não cabe mais essa coisa de concentrar no horário disponível para se mostrar propostas, apenas acusações e supostos defeitos do oponente. Afinal, onde mora o candidato perfeito, em que país? É muito bom saber que esse mecanismo enferrujado tende a ser abolido, varrido do cenário político, aposentado, cassado. Esperamos.

O senhor José Serra perdeu a eleição, e também uma ótima oportunidade de fazer política decentemente. Ele chorou, esperneou feito criança, pediu mil debates, e se disse o senhor do bem. Ele quebrou as patentes, trouxe os genéricos, entre outras coisas. Agora, esse papel deveria ser de quem, senão do Ministro da Saúde? Por acaso do Ministro dos Transportes? Serra fez nada mais nada menos que a sua obrigação, e poderia ter feito mais.

Um novo tempo nos espera num futuro muito próximo, um futuro sólido, distante do imaginário, um futuro concreto. Saber que hoje, nesse exato momento, esse futuro que até poucos anos era apenas um sonho é tão real quanto respirar, nos conforta, chegou a nossa vez. Chegou a vez da Estrela, e seu brilho refletirá do Planalto aos mais ínfimos rincões do nosso Brasil, e a cidadania e a dignidade chegarão onde jamais estiveram.

Deus abençoe Luis Inácio, Deus abençoe o Brasil da Silva!



Setembro/2005

José Dirceu fundou o PT, e agora o quer afundar. A reconstrução desse partido passa por uma faxina geral, e moral. Só a sua expulsão irá dar um novo ar de confiabilidade. Eu desisti de me orientar por partidos. A reeleição de Lula não será fácil. Aos eleitores cabe agora a busca incansável pelo bem-estar; nos cabe extirpar os cânceres, trazer ao cenário político nacional nomes confiáveis, mirando-nos em exemplos como Heloisa Helena, Pedro Simon, Eduardo Suplicy, dentre outros; independente das ideologias partidárias, vamos por em primeiro lugar, como critérios de escolha, a reputação e o caráter. Muito cuidado com metástases do tipo ACM Neto, Garotinho e companhia. Vamos criar no congresso a bancada do povo, para que um dia enfim chegue a nossa hora, a hora da nossa estrela brilhar. E que seja breve!


Pensante:

Ah se Nova Orleans fosse Bervelly Hills...

Esse Deus pensa que é Bush!


Vaticínio-clichê-opcional:

“Isso não passa de armação política de meus inimigos...”

(Severino, Jefferson, Correia, Janene, ect, etc)

6 comentários:

Diógenes Pacheco disse...

Algumas vezes, depois de acharmos que, apesar de tudo, conseguimos vencer, um obstáculo tão difícil ou maior ainda vem. Um gol de ouro ou pênaltis.
Aí alguns dão xabú. Outros ainda tem forças...

[]´s

Leonardo Caldas disse...

eu acompanho já há muitos anos a história de formação do pt... que na verdade é uma história que se mistura à formação e assimilação de conceitos de cidadania de um povo. e era bonito perceber pessoas começando a pensar política, e entender seu lugar no mundo. e é gostoso de ver nos livros de história recente de secundaristas referências à formação do pt... à "nova" classe surgida, cuja influência sócio-política já não podia simplesmente ser jogada pra baixo do tapete.

o pt é a própria trajetória de indivíduos humildes... fracos como unidade, mas poderosos quando juntos nos pátios das empresas dos abc's paulistas da vida, comandados por um lula barbudo, feio e gritalhão, chamando-os a pensar e fazer a oposição pacífica ao esquema de coisas vigente até então. e o interessante disso tudo é que acho que pela primeira vez no país uma elite intelectual pensante se junta a um agrupamento de cunho nitidamente socialista composto em sua maioria por operários. e quer saber? o pt tinha e sempre teve um diferencial em relação à mesmice... a pureza de princípios... a confiança que sempre despertou no cidadão comum de classe média-baixa como eu mesmo, que não tem medo de coronel, e pensa história e política como um processo contínuo, que deve ser trabalhado com pequenas ações de dia-a-dia. o psdb, pmdb e todas essas velharias vieram de resquícios da arena, udn e outras drogas das quais deveríamos todos nos envergonhar, e cuja função maior sempre foi engessar o processo político democrático... já o pt, da reunião de final de tarde de pessoas descontentes depois do turno cansativo no torno no barzinho mais próximo pra tomar a geladinha e discutir o futebol, a novela, e agora a política.

bom... chega... já estou começando a viajar... a idéia não é escrever meu segundo texto da semana... mas estou perplexo e desgostoso com o que vem acontecendo... e queria meio que desabafar. queria dar um abraço na heloísa helena e dizer o quanto acredito no que ela diz e faz. meu voto é dela, caso venha a candidatar-se... essas pessoas agindo como vem agindo me fazem perder ainda mais o pouquinho de fé na dignidade humana que ainda me resta. :(

ah, e múcio... caso ainda não tenha falado hoje, sou provavelmente um de teus maiores fãs :) tanto da riqueza da tua prosa quanto do pouco que tenho visto até aqui de racionalidade de teus posicionamentos.

Vinicius disse...

Bom,

eu já fui PT. Hoje eu sou Lula. Ele é sim um excelente governante e o país teve um crescimento muito bom nos ultimos 3 anos. Coisa que não tivemos nos ultimos 15 anos. Não poderei saber se sem o Lula seria a mesma coisa. A única coisa que eu tenho certeza é que esses escândalos que estão na mídia não estariam presentes caso a direita continuasse no governo, mas a robalheira seria a mesma.

A diferença é que as elites querem derrubar o governo popular, de esquerda e etc. E não falo da burguesia, falo das elites políticas. Porque ninguém quer perder o osso. E depois de mais de 500 anos poder, é normal que eles façam de tudo para te-lo de volta.

Mais uma vez: com Lula ou sem Lula a robalheira seria a mesma, porque não é tão fácil derrubar esse esquema viciado e roubos e compra de parlamentares, favorecimento de um e outro. A diferença é que com a esquerda no comando, essas coisas apareceriam, especialmente quando estamos tão perto das eleições.

Estou com Lula hoje e sempre.

Anônimo disse...

Múcio, gostei muito do que escreveu, acho que devemos aproveitar este momento para refletirmos a estrutura partidária e eleitoral deste país que é totalmente viciada e contém muitas lacunas para que gatunos de todas as correntes e partidos parasitem o Estado. É um grande momento para que a população veja quem é quem em Brasília e espero ansioso que ano que vem estes parasitas sejam democraticamente expulsos da vida pública e políticos de caráter como a Senadora Heloísa Helena, Pedro Simom, Jefferson Peres, Suplicy dentre outros, saiam fortalecidos da urnas e ajudem a fazer deste país um país mais justo. Só tenho uma crítica a fazer ao que vc escreveu e aos comentários que me antecederam, eu acredito no entendimento de pessoas como a senadora Heloísa Helena, para quem acreditar na ingenuidade de Lula e colocar a culpa de tudo o que está ai somente em Dirceu, Delúbio e cia é um pensamento muito simplista e até preconceituoso com a história e a biografia de nosso presidente. Lula, como grande líder que é, nunca seria uma pau mandado ou uma "rainha da Inglaterra" nas mãos de um malvado Dirceu com sua sege de poder a qq custo. Não sou a favor do impedimento de Lula e nem de sua saída, mas tb não posso acreditar na sua cegueira diante de tudo oq se passou em seu governo.Abração!

mg6es disse...

Caros amigos, esse tema traz à tona toda a nossa indignação, isso é fato; e às vezes, até penso que perdi a minha capacidade para tal. Quero, como cada cidadão coerente, o nosso país em plena forma; diferentemente do que faz a dita oposição atual, que quer ver o circo pegar fogo. Jamais vou esquecer da foto que ilustrou o editorial de Veja que tratou da trama vil de ACM ao aprovar o mínimo de 384 reais; ele sorrindo ao fundo, comemorando o "grande feito", uma irresponsabilidade que poderia quebrar o país. É de párias desse tipo que precisamos nos livrar, e pena que Veja e editoriais não cheguem à toda população votante, até porque, pela herança desses mesmos párias, a educação nunca foi plena no nosso país. Vamos no trabalho de formiguinha, tenho fé, que com Lula, ou sem, o Brasil há de ser um dia, muito mais do que está sendo agora. Oxalá!

[]´s

Marina disse...

Bons comentários!
Gostei do que Léo disse...

Muito bom, Mu! :**